domingo, 25 de agosto de 2013

Anti-Fascist Action (AFA)

Anti-Fascist Action (AFA) foi uma organização militante anti-fascista fundada por membros da Red Action ,do Direct Action Movement e e outros grupos de esquerda no Reino Unido em 1985. Foi em parte uma reação às inadequações percebidas do original Anti-Nazi League (ANL), que na época tinha encerrado suas operações. Membros da AFA acusaram a ANL de não confrontar diretamente fascistas, de aliar-se com os moderados que foram cúmplices do racismo, e de ser uma frente de vanguarda para o Socialist Workers Party (SWP). Embora muitos grupos trotskistas, socialistas independentes, anarquistas e membros do Labour Party foram ativos na AFA na década de 1980, os membros principais eram sempre do Red Action, um grupo fundado por militantes antifascistas desiludidos da SWP.Organizações afiliadas no início da história da AFA incluíam o Newham Monitoring Project e a revista Searchlight.

Foi ativo na luta contra organizações que eram fascistas ou racistas, como a Frente Nacional(National Front-NF) e Partido Nacional Britânico(British National Party-BNP). AFA tinha o que eles chamaram de uma "dupla" estratégia: Confronto físico contra fascistas nas ruas e da luta ideológica contra o fascismo em comunidades da classe trabalhadora.Enquanto principais liberais anti-racistas muitas vezes focaram sua atenção em pessoas negras e outros minorias raciais, como as vítimas de discriminação, a AFA concentrou seus esforços na classe trabalhadora branca, que viu como terreno o movimento fascista de recrutamento principal. O confronto físico era mais visível que seu trabalho ideológico.
Milhares de pessoas participaram das mobilizações da AFA, como as manifestações da Remembrance Day em 1986 e 1987, e uma mobilização contra a Blood and Honour em Maio de 1988. Em 1988, a AFA formou um braço musical, Cabo Beat Street, em princípios semelhantes  para o Anti-Nazi League’s Rock Against Racism. Em 1989, houve uma divisão na AFA entre militantes anti-fascistas e membros cujos pontos de vista eram mais próximo do antifascismo liberal. Os grupos militantes relançaram a AFA nesse ano, com o Direct Action Movement e o Worker's Power afiliadas, bem como vários sindicatos.

Em 1990, três membros da AFA foram presos por um total de 11 anos após um ataque a um ativista skinhead neo-nazista. Em 1991, a AFA realizou um evento chamado Unity Carnival no leste de Londres, com 10.000 participantes, e uma manifestação em Bethnal Green , com 4.000 participantes (sob o lema "Vencer os fascistas: Uma velha tradição do East End"). Uma batalha longa nas ruas entre AFA e Blood and Honour(organização nazista) em Outubro de 1992 e foi apelidada de a Batalha de Waterloo, pois foi centrado em torno da estação de Waterloo.Em 1993, Derek Beackon, um candidato do Partido Nacional Britânico (BNP) , ganhou um assento no conselho de ilha de Cães em Tower Hamlets, East London, sob o lema "Direitos para os Brancos".Isso sinalizou uma mudança na política do BNP de confronto nas ruas para um lance de respeitabilidade eleitoral. AFA respondeu com sua estratégia de enchimento a vácuo, que envolveu oferecendo uma alternativa política nestas comunidades, em vez de se concentrar em desafiar a presença fascista nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário